Com dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens em aviões, a Elite Travel dá algumas dicas sobre suas bagagens em viagens de avião.

Na hora de viajar de avião algumas dúvidas começam a surgir, dúvidas tais como: limite de pesos, tamanho de bagagem, materiais que podem ser transportados e outras questões que podem ser sanadas nesse texto.

Das bagagens despachadas:

Aquelas que viajam separadamente do restante, na área do bagageiro do avião. Em voos nacionais o peso depende da companhia e do tipo de tarifa que você comprou, geralmente os trechos promocionais não incluem o serviço de despacho e deve ser comprado à parte no site ou balcão de check-in. Em voos internacionais a maioria das empresas permitem o despache de até duas malas sem custo adicional. Poucas empresas disponibilizam tarifas que não incluam nenhuma bagagem despachada. 

preview

Alimentos

No Brasil são permitidos, porém devem ser despachados em embalagens que evitem vazamento, abertura e mau cheiro.

Em voos para Europa é proibido transportar produtos de origem animal.

Em voos para os Estados Unidos é proibido levar alimentos frescos e facilmente perecíveis. 

Animais de Estimação

É cobrado uma taxa para levar animais de estimação. Deve-se apresentar atestado de saúde do animal e a maioria das companhias aéreas não permite levá-los na cabine de passageiros, porém devem estar adequadamente instalados em caixas de transporte aéreo.

Plantas

Em voos nacionais é possível transportar como bagagem de mão ou despachar. Em alguns casos é preciso ter os documentos para poder embarcar com a planta.

Já em voos internacionais as plantas devem ser despachadas e é necessário consultar o Ministério da Agricultura para verificar a legislação vigente e os documentos necessários.

Objetos de valor

Evite despachar jóias, dinheiro e eletrônicos. Se decidir despachar, peça um formulário para declarar bens.

O que é proibido?

Materiais explosivos, produtos tóxicos, sólidos ou líquidos inflamáveis e armas (fogo, caça ou brinquedo).

Das bagagens de mão:

Cada passageiro tem direito a leva ruma bagagem de mão, que geralmente possui itens que devem estar em fácil acesso, como documentos, objetos de higiene, remédio, entre outros.

Voos Nacionais

Passageiros que estão voando em território nacional podem levar no máximo 10 kg de bagagem de mão. Suas dimensões devem ser 40 x 25 x 55 cm (comprimento + largura + altura). Ela deve caber embaixo dos assentos do avião ou compartimentos acima das poltronas. Muitos países permitem um maior limite de peso, podendo chegar até a 18 quilos na classe executiva, dependendo do destino.

Líquidos em viagens internacionais

Você só pode levar uma quantidade limitada de líquidos, cremes e latas de aerossol na bagagem de mão. É proibido que o recipiente de cada um deles exceda 100 ml. Os itens devem ser colocados em uma sacola plástica transparente e selada. O volume total não pode ultrapassar 2 litros.

Free shop

Perfumes, bebidas e qualquer outro líquido adquirido no Free Shop deverá ser mantido em sacolas seladas e ter o recibo de compra à mostra.