Escondida entre muralhas, em pleno mar do Caribe, Cartagena das Índias é um dos mais belos e mais concorridos destinos turísticos de toda a Colômbia.

Seus apelos não se limitam ao clima descontraído típico de uma cidade caribenha, mas pela possibilidade de unir, em uma mesma viagem, atrativos que contam o passado colonial da região e um litoral cujos tons cromáticos dispensam apresentações.

Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, o local é famoso por seu Centro Histórico fortificado, com 13 km de muros de pedras construídos a partir do século 16, e pela bela sequência de casas coloniais que abrigam restaurantes típicos, animados bares e até pequenos hotéis-boutiques.

A cidade que apareceu no livro “O Amor nos Tempos de Cólera”, de Gabriel García Marquéz, chama turistas do mundo todo, através do seu colorido e grande riqueza cultural. De frente para o Mar do Caribe, cinco séculos de história fazem de Cartagena uma das cidades mais interessantes da América do Sul. Com uma muralha que já foi sua proteção contra o avanço dos piratas, igrejas seculares, sobrados e a própria casa rosada, do escritor Gabriel García Márquez, mesmo fechada para visitação, se tornou ponto turístico.

O programa sugerido para o fim da tarde, é assistir pôr do Sol próximo a muralha, uma das atrações do centro histórico. O Castelo de San Felipe é um programa e tanto, reservado para a manhã, devido ao calor que faz no restante do dia. Na Praça de Santo Domingo está uma escultura de Fernando Botero, conhecida como la Gorda Gertrudis.

População: 980.000 hab

Fuso horário: -2h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Santa Marta: 226km; Medellín: 636km; San Andrés: 720 km; Buga: 987 km; Bogotá: 1050 km